Exame de Ordem 2010.3: prova didaticamente mal organizada e mais problemas.

A prova da Ordem dos Advogados do Brasil neste último domingo (13/02/2011) foi uma verdadeira surpresa para os mais de 106 mil candidatos em todo o país.

Com questões misturadas, ao longo de todo o caderno de perguntos, a OAB, junto da FGV, provou mais uma vez que algo precisa mudar.

Talvez seja necessário haver uma mudança de Banca Examinadora (nova mudança) ou uma mudança na própria OAB. Ou seja, é necessário que haja efetivamente um órgão revisor dos Exames de Ordem antes destes serem definitivamente impressos e distribuídos por todo o Brasil para que não infrijam normas da própria OAB.

Alguns professores de cursinhos do Brasil já alertam que nesta prova houve violação (omissão?) às normas da própria instituição, onde não foram respeitados os 15% de questões (que equivalem a 15 questões) para as disciplinas de Ética da Advocacia e a mais nova da grade, Direitos Humanos.

Com isto, os alunos que fizeram a prova neste último domingo e que, por gabaritos extraoficiais sabem que estão aprovados (ou presumem estar), ficam em solo arenoso, sem nenhuma segurança jurídica, visto que, se efetivamente ocorreu violação a alguma norma da instituição a prova terá que, no mínimo, ser refeita.

No final das contas, isso tudo que acontece com a OAB em relação ao Exame de Ordem é, no mínimo, vergonhoso para uma instituição que diariamente defende as prerrogativas de seus membros, defende os direitos da sociedade brasileira e defende, sobretudo, a democracia do nosso país.

E na hora, talvez, mais importante de sua gerência, o Exame de Ordem,  há sempre uma surpresa que nos deixa de queixo caído.

O problema é quando a sociedade brasileira, a mídia, os advogados e, principalmente, os estudantes de Direito de todo o país (os que  efetivamente estudam para o Exame, claro) começarem a achar que é normal haver falhas no exame de seleção mais importante do país.

Hugo Fanaia de Medeiros Blog Direito Coletivo e Justo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s