Bacharel em Direito do MS aciona MPF contra Exame de Ordem 2010.3.

O bacharel em direito Yves Drosghic, de 27 anos, de Campo Grande (MS), entrou com representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o Exame de Ordem 2010-3 questionando a prova realizada no último domingo (13) em todo o país pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que presta o serviço para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na representação, protocolada com o nº PR-MS 00001842/2011 na terça-feira (15) anterior, Drosghic afirma que a prova foi marcada “por indelével ilegalidade”.
Conforme Drosghic, isso acontece porque a prova da FGV não cumpre provimento editado pelo próprio Conselho Federal da Ordem nº 136/2009 que prevê: “§ 1º A prova objetiva conterá 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) opções cada, devendo conter, no mínimo, 15% (quinze por cento) de questões sobre Direitos Humanos, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina, exigido o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos para habilitação à prova práticoprofissional.”

Com documentos anexos, incluindo o gabarito da prova, Drosghic reclama que “nenhuma questão de direitos humanos” foi incluída, embora muitos bacharéis que, como ele, pagaram R$ 200 de inscrição para prestar o exame que chancela o direito ao exercício da profissão de advogado, tenham estudado  o tema seguindo o provimento da instituição.
– “Muitos bacharéis, não alcançaram a nota necessária, pois ao estudar, se focaram em Direitos Humanos, com a clara convicção de que teriam chance de acerto na prova, o que levaria a uma tranqüila aprovação”, diz Yves Drosghic na representação, acusando a OAB de atentar “de maneira flagrante aos princípios da legalidade e da boa fé”. Na representação, o bacharel pede ao MPF para que sejam “acrescidos cinco pontos à nota de todos os examinandos, como medida mínima de reparar um erro crasso e grosseiro”. Conforme Yves, haveria mais duas representações do gênero protocoladas na sede do MPF em Campo Grande.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s