Desvio de dinheiro público, Eleições, Esquecimento e Pitágoras.

Nossa grande nação tem grandes coisas ainda para mudar, a começar por nossa cultura eleitoral, onde nos esquecemos facilmente em quem votamos. E não vou ser hipócrita: eu também sou assim!

Uma das consequências de se viver em um Estado Democrático de Direito é, justamente, a participação do povo no regência e gerência do Estado, seja fiscalizando, seja solicitando informações aos órgãos, seja votando.

Infelizmente, temos a cultura do esquecimento e isso, gera como consequência (uma das), a nossa não-cobrança daqueles que nos representam no Poder Executivo e no Poder Legislativo.

Obviamente que não precisamos cobrar só daqueles que votamos. Isso seria o mínimo, mas nem isso fazemos.

Ontem (27/02/2011) o Fantástico mostrou uma reportagem com o título “Casos Mais Graves de Desvio de Dinheiro Público“. Excelente reportagem, por sinal. Nela, foram mostrados os casos de total abandono com a saúde pública da população das cidades de Curralinho (PA), São Sebastião (PA) e Tefé (AM).

A situação em que a população dessas cidades vive é simplesmente deplorável. As verbas (provenientes do Poder Executivo Federal) até foram enviadas aos municípios para que eles as aplicassem devidamente nas áreas determinadas (como saúde, educação, saneamento básico). No entanto, conforme a Controladoria-Geral da União, não se sabe explicar porque esses recursos não se transformaram em matéria (serviços públicos e obras públicas) naquelas cidades.

A população, com aquele perfil: pobre e sem estudo. Imagine se pessoas com tais níveis intelectuais irão reclamar para alguém, em cidades com alguns milhares de habitantes. Imagine se aqueles cidadãos saberão a quem recorrer em horas de dificuldades. Nunca irão.

E então, na próxima eleição, provavelmente, o povo votará, para o Governo Federal, em qualquer candidato que o PT quiser, não é mesmo? Conforme ocorreu na última eleição presidencial (2010) – e isso nem preciso dizer.

E por quê? Porque todos aqueles cidadãos que não trabalham, neste país, recebem dinheiro mensalmente para não fazerem nada. Não há uma progressividade, não há um “estou te dando a rede para você aprender a pescar”.

Consequência disto é que a pessoa que mora lá se tem alguma vontade de trabalhar, de suar a camisa, acaba até mesmo por desistir, visto que ganha-se menos trabalhando do que ganhando dinheiro do Estado.

Você pode até pensar: mas o que tem a ver o fato das pessoas esquecerem em quem votaram e o fato delas ganharem dinheiro e não trabalharem? Respondo-te: tudo a ver!

Como disse, essas pessoas (apenas a título exemplificativo, visto que, com certeza, há municípios em situações tão deploráveis quanto estes citados Brasil afora) não vão se lembrar em quem votaram e, mesmo que se lembrem, vão votar novamente naqueles que se candidatarem novamente, uma vez que – esteja a saúde uma porcaria ou não – elas ganharão o dinheirinho todo mês, não é mesmo?

Fora tudo isso, quando vejo reportagens ou leio notícias como essa que foi mostrada ontem, sempre me pergunto: onde estão os órgãos defensores da sociedade? Onde está o Ministério Público Estadual ou o Federal nessas horas? Onde está a OAB, através das seccionais daqueles Estados-membros para defenderem os interesses daquelas populações?

Não tem.

Esse país, viu… esse país precisa de EDUCAÇÃO.

Pois, como já disse Pitágoras, mais ou menos 500 anos antes de Cristo: Educai as crianças e não será preciso punir os homens.

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Desvio de dinheiro público, Eleições, Esquecimento e Pitágoras.

  1. Edgar

    Li hoje, 21/12/2011, me deu a entender que você quer mudar a maneira de pensar da população, mas eu sou servidor publico e sofro perseguições, por não concordar com certas coisas que acontecem em minha repartição, sou consciente do meu dever de cidadão.
    Já não sei mais o que fazer, pois recorri até a imprensa local, mas parece que todos se corrompem, aqui a administração municipal também é do pt.
    Então, faço minha parte, e espero um dia, muitas pessoas se preocuparem como a gente se preocupa.
    Espero um dia ter Muitos CIDADÃOS, HONRADOS, CLAMANDO POR JUSTIÇA.

Olá, não estou mais respondendo comentários por aqui. Acesse: www.hugo.adv.br www.edgardmedeiros.com.br www.instagram.com/edgardmedeirosadvogados/ www.facebook.com/EdgardeMedeirosAdvogados/ www.youtube.com/channel/UC6U25Xj3nYYz-MuWV7TMq4w

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s