Os fumantes e um meio ambiente equilibrado.

Constituição Federal, art. 225, caput, in verbis:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

Resolvi colocar o texto constitucional, inicialmente, para que todos compreendam o propósito deste tópico.

Veja-se: TODOS TÊM, ou seja, eu, você, sua mãe, seu pai, seu amigo, seu avô, o chato do seu serviço, o seu chefe de estágio, o juiz, o promotor de justiça, o delegado de polícia e, para terminar, propositadamente, estes exemplos, o fumante.

Ok, mas todos temos o quê? Continua o texto: direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

Portanto, temos: direito a um meio ambiente equilibrado, que é bem de todos, que é essencial à nossa qualidade de vida, que é dever do Poder Público e da coletividade defendê-lo e preservá-lo para que não só nós, que hoje vivemos neste mundo, mas para que nossos filhos, netos, e etc, possam desfrutar disto.

Como vocês podem perceber, este texto é uma crítica aos fumantes. No entanto, inicialmente, insta ressaltar que eu não penso que os fumantes (e seus hábitos nojentos) sejam os principais causadores de poluição no mundo. Longe disso.

A crítica é pela simples falta de educação por parte de quem fuma. Nenhum estudo foi feito, acho eu, sobre o que vou dizer, mas, garanto que 99% dos fumantes jogam sua bituca de cigarro no chão.

Nesta semana, vivi (novamente) esta experiência. Fui levar meu irmão ao aeroporto internacional de Campo Grande – MS. Chegando lá, fiquei parado com o carro, esperando meu irmão ver se ia conseguir voar. Então pensei que era melhor eu dar uma volta em torno do estacionamento para eu achar uma vaga e estacionar corretamente. No carro da frente, uma senhora fumava (estacionada). De praxe, já previa que ela jogaria sua bituca no chão. Não deu outra, ou vocês realmente acharam que ela teria um lixinho dentro de seu carro para colocar sua bituca? Bem, quando ela jogou no chão, comecei a andar com o carro, parei ao lado do carro dela, abaixei o vidro, e disse, educadamente (e sinicamente): Olha,  acho que a senhora deixou cair sua bituca de cigarro ali no chão. E ela, toda envergonhada: Hã, eu? (dando um sorriso amarelo). Eu: É, acho que senhora jogou no chão. Ela ficou sem saber o que dizer, de tão envergonhada. Terminei dizendo: Feio, né? Jogando lixo para fora do carro. E ela, humildemente disse: Feio mesmo.

Desta vez encontrei uma fumante humilde e envergonhada do que fez. Já tive outras experiências deste tipo, mas que não vêm ao caso agora.

O que eu quero dizer com tudo isso é: se você fuma, meu caro leitor, porque é que você acha que TODOS que TÊM direito ao meio ambiente equilibrado devem ter este mesmo meio ambiente degradado por você?

Por favor, se você fuma, entenda, nada tenho tudo contra, mas você pode ser mais educado, não é mesmo? Portanto, dá próxima vez que você fumar, pense, ao menos, na sua mãe, ou no seu filho, ou em alguém que você ama, ou mesmo em você, e não jogue sua bituca de cigarro ao chão, ok? 🙂

Comece a notar os locais que você passa. Provavelmente, todos eles têm alguma bituca de cigarro. É muito feio e, querendo ou não, degrada, de fato o meio ambiente.

Sejamos mais educados com o próximo, pois isso é amor também.

Forte abraço.

Do amigo,

Hugo.

Um comentário sobre “Os fumantes e um meio ambiente equilibrado.

  1. A bituca do cigarro é um grande problema em todo o Brasil em especial nos grandes centros urbanos.
    Pensando nisso a ECOCITY Soluções Ambientais criou o PROGRAMA BITUCA ZERO. O programa é uma importante ferramenta de gestão de resíduos, focado na reciclagem do resíduo do cigarro.
    Instalada em Curitiba, a ECOCITY atende órgãos públicos, prefeituras, industrias e comércio. O BITUCA ZERO atende o ciclo completo do resíduo, com a instalação de coletores especiais, a coleta semanal do resíduo e a completa reciclagem.
    Conheça mais do BITUCA ZERO em nosso blog:
    http://www.ecocitybrasil.blogspot.com
    Maiores informações: ecocitybrasil@gmail.com

Deixe um comentário

