Faculdade Espera.

Hoje, infelizmente por esquecimento, no trânsito, tive a infelicidade oportunidade de escutar a música “Faculdade Espera”, em virtude de que esqueci meu mp3 no carro do meu irmão.

Esta é o nome de uma das músicas que talvez mais sejam fieis ao atual estado da sociedade universitária brasileira. Trata-se da música da dupla sertaneja do Mato Grosso do Sul (meu Estado), Gilson e Junior.

Parte da letra é mais ou menos assim (ou assim):

Hoje tem festa/amanhã tem prova/não interessa/isso nóis enrola/a cidade para/faculdade espera/Vou sair da sala/vou lá pra fora/beber com a galera

Digo isto, ou seja, que essa música é o perfil da juventude universitária brasileira, em virtude de que há muito pouco terminei minha graduação (2010). Eu sei, é legal sair com os amigos, tomar umas cervejinhas… querendo, ou não, tudo isso faz parte da coisa.

Agora, abusar, já é demais. A letra narra o que de fato acontece: o cara vai para aula, assina a chamada (ou pede para um amigo mais nerd assinar), vai para o bar perto da faculdade beber e acha que isso é aproveitar a vida. Ah, já ia me esquecendo, enrola na prova também.

Fazer uma faculdade qualquer, nos dias de hoje, é simples. É fácil também, diga-se de passagem. Formar-se, então, basta apenas pagar o boleto, ou estou falando alguma inverdade?

A questão, no entanto, é outra. A questão é você ser diferente dos demais, dos que saem para beber, dos que enrolam na prova, dos que sempre ficam de recuperação… enfim, meu caro, se você quer ser alguém,  não seja como eles.

Claro, muita gente que faz isso toma vergonha na cara algum dia e começa a estudar (nem que seja depois da faculdade) e tem a plena possibilidade de ser alguém. Mas, bem, não é sempre o que ocorre, felizmente ou infelizmente.

Para os que são do Direito, esse quadro piora ainda mais. Isto, em virtude do Exame de Ordem, que exige que o candidato estude mesmo, sem enrolação, sem bebida com a galera, sem essas besteiras. Se o cara não estudou durante toda a faculdade, quando chegar no Exame de Ordem, vai penar para estudar, pois não terá ritmo algum de estudo (lembre-se, estudo é como correr: você começa correndo meia hora, depois vai aumentando).

O meu humilde conselho, de alguém que ainda não viveu muito, mas que já sabe o que quer da vida, é que você não seja, definitivamente, como a maioria é, do jeito que essa música narra. Seja diferente, seja respeitado pelo seu conhecimento (pelo que você é), não seja o motivo de piadinhas infames, como, por exemplo, são os caras que enrolam na prova, que saem para beber durante as aulas.

Tenha moral e respeite-se. Respeite sua honra para que os outros, que estão ao seu redor, te respeitem. Se você bebe, sai da aula e enrola na prova, olha, meu caro, só lamento. Espero somente que você tome vergonha na cara algum dia e comece a estudar. Do contrário, se você continuar a ser esse cara que faz essas coisas narradas por essa música, você vai ser o cara caçoado de sempre. E isso vai acontecer não mais pelos seus colegas de faculdade, mas pela vida. E, na vida, definitivamente, não existe lugar ao sol para os que não merecem.

Pense nisso.

Anúncios

Um comentário sobre “Faculdade Espera.

  1. mariana

    É coisa de gente atoa . tanto que quem escreveu essa musica é um ladraozinhu de bosta né duilio alves que pensa q e alguem na vida mas q não passa de um cara feio velho e quebrado q nunca teria inteligencia pra fazer uma faculdade . então duilio volta a assaltar pq de compositor vc não ta com nada

Olá, não estou mais respondendo comentários por aqui. Acesse: www.hugo.adv.br www.edgardmedeiros.com.br www.instagram.com/edgardmedeirosadvogados/ www.facebook.com/EdgardeMedeirosAdvogados/ www.youtube.com/channel/UC6U25Xj3nYYz-MuWV7TMq4w

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s