Como se preparar para a 2ª fase do Exame de Ordem?

Olá, colegas, tudo bem?

Bem, hoje vou falar como foi minha preparação para o Exame de Ordem, pois tenho recebido alguns e-mails solicitando para eu contar como foi esta árdua experiência até a aprovação.

Pois bem, após a 1ª fase do Exame, bem sabemos, temos cerca de 1 mês para estudar para a 2ª fase.

Acho que sua escolha, essencialmente, deve ser em uma área que você goste ou tenha paixão por estudar. Aquela matéria que você quer ser O CARA algum dia, sabe?

Particularmente, escolhi Direito Penal (e, por incrível que pareça, acabei não enveredando para esta área na profissão).

Começo dizendo que, querendo ou não, você terá que fazer um cursinho, a não ser que sua faculdade tenha um curso de prática jurídica excelente, o que, convenhamos, é muito difícil de acontecer nos dias de hoje.

Um cursinho lhe dará segurança, lhe dará tarefas diárias e lhe dará apoio. Portanto, considero essencial para quem quer lograr êxito no Exame, felizmente ou infelizmente.

Mas, claro, somente o cursinho não vai adiantar muita coisa. Você precisará comprar livros. Quais livros? Bem, na minha opinião, um livro de prática, uma doutrina de direito penal (material), uma Sinopse Jurídica da Saraiva de Direito Penal Parte Geral e, por fim,  as duas Sinopse Jurídica da Saraiva de Direito Processual Penal.

Portanto, ficamos assim:

  1. Livro de Prática Jurídica – Usei o da Editora RT.
  2. Doutrina de Direito Penal – Usei o Código Penal Comentado do Nucci.
  3. Sinopses Jurídicas de Processo Penal da Saraiva.

Explico o porquê dos livros:

1. Livro de Prática Jurídica.

A depender do cursinho que você for fazer, eles terão o próprio livro de prática jurídica, portanto, não é necessário que você compre outro. Outro ponto muito importante é: compre o livro que o seu cursinho indicar. Seus professores saberão o que é melhor para você.

Este livro te ajudará a aprender a fazer a peça cabível no momento da prova. Provavelmente, ele vem acompanhado com muitos exercícios que você deverá fazer em sala ou mesmo em casa e isso ajudará você a fixar melhor o conteúdo. Nele, você também aprenderá as teses de defesa possíveis.

2. Doutrina de Direito Penal

Eu optei por adquirir uma doutrina de Direito Penal. Há pessoas que fazem a prova apenas com o que estuda no cursinho e passam. Nada impede, porém, que você acrescente conteúdo ao seu estudo.

Achei necessário porque os livros de prática não possuem conteúdo muito aprofundado (em direito material) e eles não irão resolver suas dúvidas (todas elas). Portanto, um livro de Direito Penal lhe ajudará a aprofundar em alguns pontos cruciais, fazendo com que você obtenha mais conteúdo de argumentação no momento da prova.

Às vezes, por exemplo, estava com dúvidas sobre escusas absolutórias. No livro de prática o assunto era tratado, mas não de forma aprofundada de maneira que eu compreendesse a matéria. Então, recorria à doutrina e minha dúvida era sanada. Entenderam?

Bem, vamos ao próximo.

3. Sinopses Jurídicas de Processo Penal da Saraiva.

Optei também por comprar essas sinopses por conta de ser mais um recurso na hora de tirar dúvidas e na hora do estudo também. Não penso que seja necessário comprar uma doutrina de Processo Penal, pois a matéria é gigantesca. Para a prova, há apenas certos pontos do processo penal que é necessário que você foque. Portanto, uma doutrina te faria perder muito tempo de estudo, tendo em vista as gigantes discussões que há sobre certos pontos. Não vale a pena, simplesmente. As sinopses lhe darão o suporte suficiente, pois, somado a elas, você terá seu livro de prática que é um ótimo livro de Processo Penal também. Portanto, é mais um material complementar também.

PREPARAÇÃO DIÁRIA

Bem, quando for fazer a 2ª fase, assim como na 1ª, você não deve ter vida (hehehe). O que eu quero dizer com isso? Bem, você não vai poder sair, você não vai poder curtir, você não pode isso e nem aquilo outro; você só vai poder estudar e mais nada. Um mês passa voando, lembre-se disso.

No cursinho, você terá tarefas quase que diárias para fazer e entregar. Fora isso, você terá que estudar todos os dias algum ponto que ficou com dúvida e também estudar aleatoriamente algum ponto da matéria. Portanto, tendo tempo ou não, você terá que (não necessariamente nesta ordem):

  1. Fazer a tarefa do dia;
  2. Estudar alguns pontos da matéria;
  3. Fazer exercícios do livro de prática;
  4. Esclarecer dúvidas de si mesmo;

Portanto, vamos supor que seu dia a dia (incluindo domingo) tenha que ser mais ou menos este: Hoje, no cursinho, o professor me deu uma tarefa de um Recurso de Apelação + três exercícios práticos. Chegando em casa, fiz a peça e os exercícios. Depois estudei os seguintes pontos: art. 13 ao 18 do CP comentado. Fiquei com dúvida sobre Prisões e estudei elas tanto no livro de prática quanto nas sinopses.

Eu sei que em algum momento a gente cansa de estudar. Então, você para um pouco, respira, vá tomar água, vá ao banheiro e depois volte. Eu sei que é árduo, sei mesmo, mas sabe, no final de tudo, vai valer a pena.

LINKS PARA AJUDAR VOCÊ A ESTUDAR:

Aquele ditado que diz: Deus ajuda a quem cedo madruga é a mais pura verdade. Se você acredita em Deus, peça para que ele te ajude e você vai conseguir ter forças para fazer tudo isto em um mês. Eu fiz e deu certo, então é por isso que eu falo que dará certo.

Esse post ajudou você? Por favor, então, curta minha página do facebook!

Palavras-chave deste post: Exame de Ordem, 2ª fase do Exame de Ordem, segunda fase da OAB, 2ª fase da OAB, 2ª fase em direito penal, Nucci, Direito Penal, Exame de Ordem 2ª fase em Penal.

Anúncios

7 comentários sobre “Como se preparar para a 2ª fase do Exame de Ordem?

  1. Pingback: Página não encontrada | Direito Coletivo & Justo

  2. Pingback: Gabarito da primeira fase do VI Exame da OAB será publicado a partir das 20h | Direito Coletivo & Justo

  3. Pingback: OAB divulga gabarito do VI Exame de Ordem Unificado | Direito Coletivo & Justo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s