1ª fase do Exame de Ordem (OAB) – como estudar, materiais e dicas!

ATENÇÃO – MUDANÇAS:

Este blog está desativado!!!

MEU NOVO SITE – www.hugo.adv.br

SITE DO MEU ESCRITÓRIO – http://edgardmedeiros.com.br/

INSTAGRAM DO MEU ESCRITÓRIO – https://www.instagram.com/edgardmedeirosadvogados/

CANAL NO YOUTUBE – www.youtube.com/edgardemedeirosadvogados

 

Olá, meus amigos!

Para aqueles que não obtiveram êxito neste último Exame de Ordem e já estão pensando em retomar os estudos para a próxima prova, ou, até mesmo, para aqueles que prestarão a prova pela primeira vez, faço este humilde post para lhes dar minhas humildes dicas.

COMO ESTUDAR, MATERIAIS E DICAS PARA A 1ª FASE DO EXAME DE ORDEM:

Talvez a dúvida que mais pega os estudantes de Direito nesta hora é: como estudar para a OAB? Com quais materiais estudar para a OAB? Como me organizar para estudar para a OAB?

Bem, vou tentar ajudá-los a resolver essas dúvidas.

Primeiramente, você deve conversar consigo mesmo, tomar posição e ter foco: vou abdicar de algumas coisas, pois quero passar na OAB. Meu caro, se você está pensando que estudar para a OAB é fácil, está tremendamente enganado. Essa talvez seja uma das provas mais complicadas de sua vida, justamente em virtude do volume de matérias, que é muito eclético e também por, talvez, ser a primeira dentre as muitas que ainda virão.

No entanto, não é um bicho de sete cabeças quando se estuda bem, quando se leva a sério a proposta de que você realmente quer passar no Exame de Ordem.

CURSINHO PARA A PRIMEIRA FASE:

Primeiramente, se você tiver condições financeiras suficientes, você pode optar por pagar um cursinho de primeira fase. Hoje em dia temos ótimas opções, e das mais variadas.

Particularmente, fiz no LFG. Os professores te darão uma base sólida e você adquirirá um conhecimento suficiente para passar na 1ª fase do Exame do Ordem. Não estou fazendo propaganda, estou apenas dizendo o que eu vivi e vi. Só conheço, de fato, o LFG, portanto, falarei dele.

Fiz o curso “Modular OAB I e II” (que existia à época). Eram dois meses de curso, podendo você optar por fazer o Módulo I (em um mês), Módulo II (em outro) e, no terceiro mês, reservá-lo para estudar tudo o que você viu nos últimos dois meses para revisar a matéria para a prova. É sucesso garantido (claro, tudo depende do seu esforço). Ou, também, você pode optar por começar no Módulo II, depois fazer o Módulo I e, logo em seguida, o Exame. Penso que a primeira opção seja a melhor.

Clique aqui para ver os atuais cursos da OAB da Rede LFG.

Lembro, porém, que muitos professores da Rede LFG acabaram migrando para outros cursos. De qualquer maneira, hoje em dia é possível encontrar muitas opções no mercado: Curso Damásio, FMB, CERS, dentre outras.

Portanto, não custa nada ir a algum desses cursinhos, conhecer a estrutura, o método de ensino e, também, claro, ver o preço. Veja o que melhor se adequa a você e inscreva-se já!

LIVROS:

Outra forma de estudar é por livros. Mas que livros? Vou pegar Hely Lopes para estudar Administrativo? Vou pegar Damásio de Jesus para estudar Penal? Lenza para Constitucional? NÃÃÃOOOO! Passe longe desses livros!

Não que eles não sejam bons, muito pelo contrário, são ótimos, excelentes, nem preciso dizer isso. No entanto, são doutrinas, são livros ótimos para concursos e para a prática diária.

Para a OAB, é necessário apenas que você estude por um bom resumo. A dica que dou é que, complementando com o que for dado em aula, estude também pelo resumo que você comprar. Ou seja, se o professor der Intervenção de Terceiros (em Processo Civil) na aula de hoje, hoje mesmo você, além de ler o Código, vai ler também seu resuminho. Isso tudo para fixar a matéria.

No entanto, se você optou por não pagar um cursinho, estude o resumo e a Lei seca, somente.

Particularmente, estudei pelo resumo da Editora Saraiva, chamado Coleção OAB Nacional (cada resumo, de cada matéria, tem uma cor). Evitem de estudar pelas Sinopses Jurídicas da Saraiva, pois elas são demais para a OAB, são desnecessárias, uma vez que são mais aprofundadas, doutrinariamente falando. São ótimas para estudar para concursos de nível superior, como revisão de matérias já estudadas, mas não para a OAB. Lembrando, é claro, que praticamente todas as editoras jurídicas possuem em seu catálogo resumos próprios para a OAB. Vale a pena ir à uma livraria, pegar um exemplar (da mesma matéria) de cada editora, sentar, ler determinado assunto e ver, dentre eles, qual você gosta mais.

Uma outra dica em relação aos resumos: compre resumos das principais matérias e também das mais difíceis que você acha, ou seja, Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal, Constitucional e Administrativo. Essas matérias geralmente são as que mais tem conteúdo e, dentre elas, algumas podem ser  chata de se estudar, para alguns estudantes.

Aí você pergunta: mas e Ética, Trabalho e Processo do Trabalho? Sinceramente, não aconselho gastar dinheiro com essas matérias. Acredite, mesmo que você nunca tenha estudado como deveria Trabalho e Processo do Trabalho na faculdade, você vai conseguir aprender tranquilamente lendo o código e algum material de aula (no entanto, claro, se você não vai fazer cursinho, compre um resumo). E Ética? Bem, para Ética você apenas deve ler o Estatuto da Advocacia (e alguns pontos do Regulamento Geral da OAB). Trata-se de uma lei tranquila para ler e de fácil compreensão. Ética é uma matéria em que obrigatoriamente você deve ir bem na prova, isto porque ela é realmente tranquila.

Bem, e quanto às outras matérias (Direitos Humanos, Consumidor, Ambiental, etc)? Bem, para essas matérias, basta você acompanhar as aulas do seu cursinho e estudá-las pouco (muito pouco). Sim, meu amigo, a prova da OAB deve ser feita com estratégia, e estudada também.

Não perca seu tempo, horas de seu estudo, lendo sobre Direito do Consumidor, por exemplo. Porque? Porque caem apenas duas questões na prova, portanto, assim como ambiental e outras, não se deve valorar (ou seja, estudar tanto) como se você estivesse estudando Processo Civil, por exemplo, que caem cerca de 8 questões.

Mas, atente-se para Direito Empresarial. Por experiência própria é que digo isto. No Exame de Ordem 2010.3, caíram 5 questões, e eu errei as cinco por não ter estudado nada de empresarial. Nunca, na história do Exame, havia tido tantas questões da matéria. Ocorre que a FGV é uma instituição conhecida por gostar muito das áreas de direito privado e ela provou isso no Exame de Ordem 2010.3 (e subsequentes) fazendo 5 questões de empresarial (e cinco questões, meus amigos, são 5 pontos importantíssimos – acredite, não desperdice).

Outro material que conheci e achei excelente é o Reta Final, da Editora RT.  É feito pelos professores da Rede LFG. São os principais tópicos de todas as matérias compiladas de forma agradável e límpida. Vale a pena: é uma leitura rápida e fácil, e que vai te fazer ganhar conhecimento em várias matérias. Se você dispuser de dinheiro suficiente, compre alguns livros da Coleção OAB e também do Reta Final (esse, eu peguei emprestado!).

Você pode comprar alguns livros da Coleção OAB (como aqueles que citei logo acima) e também comprar o Reta Final do resto das matérias, ou seja, as que não estavam naquela listinha de cima (como Trabalho, Proc. Trabalho e, até mesmo, Ética, se quiser).

MATERIAIS DA INTERNET:

Os seguintes links são de sites de professores que possuem apostilas valiosíssimas para o estudo do conteúdo do Exame. Minha dica é que, se acharem algo realmente bom, imprimam, pois é melhor ler fora do computador, uma vez que ele acaba sendo um inimigo nosso na hora dos estudos (muitas vezes):

RESOLVENDO PROVAS ANTERIORES:

Resolver provas anteriores é muito importante! Isso ajudará você a “pegar o jeito” da Banca FGV e, também, lhe dará experiência. Resolva uma questão como se você estivesse resolvendo-a na hora da prova: com foco!

Há vários sites em que você pode realizar os exames anteriores. Seguem alguns:

Particularmente, gosto muito do método da Jurisway.

MAS BEM, AGORA QUE SEI QUAIS SÃO OS MATERIAIS NECESSÁRIOS, COMO ME ORGANIZO PARA ESTUDAR TUDO ISSO?

Para se organizar, faça uma planilha simples no Excel ou no Word com os dias que faltam, a partir do dia em que você começar a estudar, até o dia da prova. A partir deste momento você traçará uma estratégia de estudos para a sua 1ª fase da OAB. Então, por exemplo, digamos que hoje é dia 21 de fevereiro. Suponhamos que a prova será no dia 30 de abril. Você fará, portanto, uma tabela que começa do dia 21 de fevereiro e que vá até o dia 30 de abril.

Funciona assim: para cada dia, você vai “jogar” no quadrinho duas disciplinas (ou mais, ou menos, se você tiver mais ou menos tempo disponível), por exemplo (clique na imagem para aumentá-la):

https://lh6.googleusercontent.com/_hUZ08LgoJl0/TWKvQkuxJoI/AAAAAAAAGGc/SZap35Ph43Y/s640/cronograma.JPG

Clique aqui para baixar o meu modelo, caso queiram.

Após feito isso, você vai trabalhar com o tempo que você tem para estudar. Ou seja, se você tem apenas um período de seu dia para estudar, adeque sua situação no quadro e estude.

Mas… como estudar?

Bem, um método que usei para a OAB e que você poderá também usar, é:

  1. Ler a lei seca.
  2. Ler o material de sala (ou/e material que você baixar de algum lugar).
  3. Ler um resumo.
  4. Fazer exercícios.

O mais importante depois de organizar seu estudo é: não deixar acumular para o outro dia. Seu calendário deve ser seguido religiosamente. Portanto, se, por exemplo, hoje você tem uma matéria de Trabalho e uma de Proc. do Trabalho para estudar, você deve estudar hoje mesmo essas matérias. Se, por algum motivo de força maior, você não conseguir estudar suas matérias hoje, amanhã você deverá estudá-las (junto com as que você já deveria estudar amanhã). Obrigue-se a isso e, no final, você vai ver como vai compensar.

Se você não estudou até agora, se você levou a faculdade empurrando com a barriga, meu caro, agora, mais do que nunca, é a hora de você mudar de vida.

Estude também nos finais de semana, pois vai valer a pena. Não saia para beber (tanto) – bebida alcoólica não faz bem para estudantes (e isso é sério!). Não saia “pra balada”, não use drogas (isso, na verdade, você nunca deve fazer). Mantenha sua mente sã e seu corpo disposto!

Estude o quanto der, pois todo o esforço será revertido em pontos na sua prova. Estude para que você faça mais de 50 pontos para que, no dia que sair o gabarito, você não fique esperando anular questões, naquele desespero mixado com esperança quase nula, para que você fique folgado, entende? Muita gente estuda pouco ou não estuda. Daí quando  corrige os gabaritos extraoficiais (dos cursinhos) fica desesperada com seus 36, 37 pontos. Estude MESMO. Vai compensar, eu garanto.

MENSAGEM FINAL:

Tudo isso é o que tenho a contribuir com vocês. Fico feliz porque nestes três anos de post muitas pessoas alcançaram a aprovação após lerem nossas dicas. Isso é uma benção de Deus.

No final das contas, meus amigos, tudo isso são apenas orientações. O esforço e o resultado dependerá somente de você mesmo. Espero que essas humildes dicas possam ajudar a você nortear seus estudos.

E, se por acaso você gostou das nossas dicas, montamos elas em um formato de palestra, a qual podemos proferir em sua universidade ou cursinho. Peça para a diretoria da instituição entrar em contato conosco para maiores informações.

Por fim, desejo a você sucesso, um excelente estudo e que, um dia, possamos nos chamar de colegas! Um grande abraço.

______________________

Olá, este post te ajudou? Posso pedir uma ajudazinha sua?  Pode curtir a página do meu escritório no facebook? Muito obrigado!

134 comentários sobre “1ª fase do Exame de Ordem (OAB) – como estudar, materiais e dicas!

      1. Macilene

        Célia,voce ainda tem interesse?Eu tenho um material excelente completo,que estudei e passei estudando ele.

      2. Emanuelle

        Oi Macilene, desculpe está pegando o embalo, mas tenho interesse no material, como faço para falar com você? meu e-mail é emanuellefgf!live.com

  1. Danillo Cavalcante da Silva

    Dicas exelentes, com materiais muito bons, parabéns por essa iniciativa e dedicação para ajudar a quem quer iniciar os estudos como eu !!! Um grande abraço e sucesso na sua carreira.

  2. alcides fernandes de barros filho

    O melhor material de estudo para a Oab que encontrei. Portanto, parabéns e continue assim , que com isso, vc só vai fazer com o ramo do direito fique ainda mais interessante. Obrigado.

  3. Lilia

    Amei seu blog Hugo! Parabéns! Amei também seus links de indicação, que por sinal, contém materiais excelentes. Tudo muito bom; continue assim, afinal…direito antes de tudo é estudado para ajudar o próximo! Deus te abençoe!

  4. Pedro Galvao

    Querido Hugo. Eu adorei suas dicas, realmente abriram a minha mente a como estudar para OAB e certamente seguirei suas dicas.

  5. Alyne Contaifer

    Hugo, terminei minha faculdade há três anos e devido as circunstâncias não pude fazer o exame, e agora vejo em minha vida a possibilidade de fazer o exame de ordem, como não tenho recursos para pagar um cursinho, encontrei seu blog e suas palavras além de me servirem como incentivo suas dicas tem ajudado muito em meus estudos, obrigada. Deus o abençoe rica e abundantemente.

  6. Katia

    Olá, Hugo! Adorei as dicas e como empurrei com a barriga até hoje, vou seguir seus conselhos..rsrsrs..qdo eu conseguir pode ter certeza q mandarei uma msg agradecendo. Valeu mesmo! Um grande abraço. E pra quem está começando estudar agora vamos caminhar juntos, pois vamos conseguir!!!

  7. ROBSON LOPES

    ESTAVA LENDO O SEU BLOG, E PELA PRIMEIRA VEZ DESDE QUE SAÍ DA FACULDADE, ESTOU BUSCANDO MEIOS PARA PASSA NO EXAME DE ORDEM, MUITO OBRIGADO PELAS DICAS, JÁ ENTREI EM CONTATO COM A LFG, DEVO FAZER MINHA MATRICULA AMANHÃ…. GOSTARIA DE SABER O NÚMERO MÍNIMO DE HORAS PARA ESTUDAR, POIS TRABALHO MUITO EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA, E NÃO ESTOU CONSEGUINDO REVERTER A PRÁTICA JURÍDICA EM MEU FAVOR. DESDE JÁ AGRADEÇO. ABRAÇO

    1. Bem, não se preocupe com a prática jurídica. Você vai aprender a “prática jurídica da OAB” quando fizer cursinho na 2ª fase.

      Quanto ao número de horas: o máximo que conseguir. Você tem que saber aproveitar a utilizar o tempo vago, entende? E, perguntar: qual é a prioridade? Como a resposta vai ser “passar no Exame de Ordem”, acredito que você estudará sempre o máeximoque quiser.

      Fico feliz em ter podido te ajudar.

      Forte abraço!

  8. Tadeu

    Valeu pelas dicas, força nesse momento é o que mais devemos ter. É extressante, conheço muita gente que entra em depressão ao se preparar para essa prova. Fico me perguntando o porque de só nós termos que passar por isso. Pra vê como a injustiça começa por aí. É uma batalha onde pra vencer a guerra temos que passar por várias dessas batalhas. Valeu, o negócio é não parar, insistir até vencer.

  9. Marcela

    Oie Hugo, adorei o blog e realmente as dicas serão ótimas para mim!!! Só gostaria de baixar o material que você disponibiliza, porém falam que está com víruas, será que teria como me mandar no email?

    Muito obrigada desde já!!!

  10. Rodrigo

    Ei Hugo, muito bacana você compartilhar isso conosco. Acabei de receber uma mensagem de um amigo que passou na prova da Ordem e ainda não foi minha vez. Mas não me desanimei..Vou rever meus métodos de estudo.. Por isso, suas dicas são excelentes…Valeu…Rodrigo (Belém-PA).

  11. claudia mamede

    Muito boa sua dica, mesmo porque qdo estamos saindo da universidade ficamos tendenciosos a cobranças mas que na maioria delas são nossas mesmas. Cobranças que nos atrapalham. Portanto aprendi com esse artigo que devemos nos organizar, dedicar ao estudo e depois é só comemorar. Obrigada e sorte de bençãos para vc

  12. Maéli Brasil

    Oi, Achei ótimas as suas dicas vou segui-las e espero passar na prova da ordem.

    Deus lhe Abençoe grandemente!!!

  13. Tania Aparecida Souza

    Boa noite, Hugo

    Muito Obrigada pelo incentivo e pela humildade no esclarecimento.
    Tenho 50 anos de idade e sou dedicada aos estudos e espero a vitória, com certeza.
    Fiquei triste porque não consegui, pelo meu computador salvar a sua apostila, mas tudo bem.

    Receba o meu respeito!

    Obrigada

  14. flavia

    Parabens pelo seu Blog esta sendo de muita valia, agora estou determinada a iniciar desde já o estudo para o exame da Ordem, obrigada

  15. Eliane Marques

    Rapaz.. que bela iniciativa em criar um site que nos ajude a entender esse caminho tão árduo. Que o Senhor Jesus o abençoe!!!

  16. Patricia L Martins

    Boa Tarde! Na ânsia em busca de alternativas encontrei seu blog! Fico feliz por sua dedicação em ajudar quem muito precisa de dicas através de sua experiência com a prova da OAB. Tenho 2 dúvidas: como me preparar para o exame? trabalho em tempo integral… quantas horas por dia seriam necessárias? e para a 2ª fase? Não consigo conciliar os horários… fico em pânico!

    1. Patricia,

      como você trabalha o dia todo, você vai ter que aproveitar os intervalos ao longo do dia. Por exemplo, você provavelmente deve ter ao menos 1 hora para almoçar, não é? Que tal se apressar para almoçar em uns 15 ou 20 min. e estudar o restante?

      À noite, depois da faculdade… você costuma chegar que horas em casa? às 23h? Vamos supor que seja. Daí então você estuda por 1 hora, entende?

      Enfim, em todo e qualquer intervalo, você deve estudar, pois realmente sua situação não é tão confortável, digamos assim. Mas, de qualquer maneira, é possível passar no Exame estudando em todos os intervalos que você tiver. Claro, o estudo levará mais dias do que uma pessoa que tem a possibilidade de estudar 4 horas por dia, mas é possível.

      Para a 2ª fase, se for possível, “pegue” suas férias no mês que precede a prova prática. Isto porque, infelizmente, você terá que dispensar mais tempo ao estudo. É um tempo mais detido mesmo, sabe? Se não for possível, converse com seu chefe, verifique com ela a possibilidade de trabalhar meio turno… É complicado, mas acho que conversando, você conseguirá resolver. É necessário contar com a compreensão dos outros (felizmente ou infelizmente).

  17. Flavio Silvestre

    Obrigado Dr pela experiencia, estava realmente precisando disto, pois colo grau este ano, e quero realizar o exame ainda este ano, em setembro. Estas dicas são como ouro.

  18. rafael

    Prezado Hugo,

    Muito obrigado pelas dicas. Presto OAB no próximo ano quando entro no 9º Semestre e estou me esforçando para resolver esta questão o mais rápido possível hehe…
    Um grande abraço!

  19. Pingback: Como estudar para a o exame da OAB » Blog LFG

  20. Telma

    Dr. Hugo vou montar meu plano de estudos mas estou com uma dúvida. Quando for acontecer as inscrições do IX Exame da Ordem eu vou estar no final do 8º semestre, sendo que, quando sair o resultado final eu já vou estar matriculada no 9º semestre. Eu posso fazer o IX exame e segurar minha aprovação até o final do curso?? Obrigada.

    1. Telma,

      eu te aconselho a procurar a OAB de sua cidade, pois aqui em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, alunos com esse mesmo caso conseguiram fazer a inscrição para o Exame, mas apenas com autorização do Presidente da Seccional.

  21. Jessane

    Hugo, parabens pela iniciativa!! Estou cursando o 8 semestre e antes de ve suas dicas estava sem saber por onde começar a estudar para o exame, mas com essas dicas saberei administrar mais o meu tempo de estudo.

    Obrigada!

  22. Gregorio Soares

    Obrigado meu querido irmão ,” e todas as coisas concorrem para aqueles que amam a Deus”,valeu mesmo meu caro amigo que de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre iluminando teu coração , neste mês vou começar lfg me falaram que ele e cursinho ideal voce meu querido me confirmou esta teoria.Graças te Deus pela vida Hugo Fanaia

      1. arlete farias

        Boa noite!
        Que Deus ilumine sempre asua vida em ajudar o seu irmão, através do seu incentivo e humildes palavras, que foram de grande incentivo para minha vida, que nada irá deixar eu apagar esse sonho

  23. Daniel Ferreira

    Cara, formei também em 2009/2 e nunca fiz o exame de ordem por várias circunstâncias. Tenho em mãos teoria unificada da Simone Diogo, e a reta final começará dia 18. Moro em Boa Vista e comprar material de estudo é muito difícil, pois não acha quase nada. Vamos ver o que acontece. Obrigado por disponibilizar dicas!

  24. aline baldin

    Depois de um tempo no serviço público, senti a necessidade de estudar para a OAB e trilhar novos caminhos… vou acompanhar seu blog sempre, obrigada pelas dicas.

  25. bruno

    eu tenho 17 anos eu sempre tive esse sonho de ser um advogado fiquei um pouco
    assustado com tanto assunto mais vou conseguir em nome de jesus.que Deus te
    abencoe

  26. Elys Maria

    Prezado Hugo, muito obrigada pelas dicas, pois tenho certeza que irei obter minha aprovação, começarei o mais breve possível meus estudos, uma vez que é bem complicado pois trabalho o dia inteiro e a noite na faculdade, mas se DEUS quiser e com os meus estudos irei obter o resultado da aprovação.
    Que DEUS o abençoe…..

  27. Juliana Melo

    Hugo, muitíssimo obrigada pela iniciativa.

    Queria aproveitar e indicar pra galera o site http://www.questoesdeconcursos.com.br que possui várias questões, se não todas, de exame de ordem anteriores, bem como provas de concursos. Assim como você falou do LFG (curso no qual também tenho muito apreço) sem fazer propaganda, também estou falando do site não para fazer propaganda, mas porque acho o site bem bom!

    Que Deus abençoe sua vida e sua carreira. Obrigada por querer ajudar os meros mortais não aprovados no exame de ordem (ainda). rs

    Abraço.

  28. Jacira Branco

    Oi, Hugo primeiramente quero agradecer todas as dicas que você deu para estudar para o exame da OAB, me formei em 2007 fiz apenas um exame e não passei, por motivos profissionais não conseguia me dedicar aos estudo, hoje lendo suas dicas fiquei muito animada e sei que é possível sim passar no exame, estarei seguindo as sugestões e iniciando meus estudos para a proxima prova, espero em breve poder dizer que passei com muito orgulho.
    Grande abraço

    Jacira

  29. Alana Figueiredo

    Olá Dr. Hugo, amei suas dicas!!!
    Vi seu quadro programatico de estudos, e tive uma dúvida e gostaria muito de sua opinião.
    Quando pensei em estudar para OAB, imaginei que seria melhor estudar “tudo” sobre determinada matéria, exemplo, pensei em estudar 1 semana só direito penal, (dados hipoteticos), pois não sem bem quanto tempo demoraria para estudar. Enfim, e vi no seu quadro que cada dia vc colocou uma matéria, assim fica mais facil??? Vc estudou assim?
    Abraços..

    Obrigada pelas dicas!

    1. Alana, estudei igualzinho está no quadro. Esse quadro que postei era exatamente o que eu estudei, digo, o próprio quadro, entende?

      Para mim, foi o melhor jeito, entende? Faça um teste, veja se fica bom para você também! 🙂

  30. Jorge Luiz Santos de Oliveira

    HUGO ESTOU NO TRABALHO SOU POLICIAL MILITAR E MEXENDO NO COMPUTADOR, DO NADA DESCOBRIR SEU BLOG CARA PARABENS PARABENS MESMO E DEUS LHE ABENÇOE MUITO PELA SUA INICIATIVA EM PENSAR NO PROXIMO NAO TENHO MAIS PALAVRAS PARA LHE AGRADECER VALEU MUTISSIMO OBRIGADO.

    1. Meu amigo Jorge, obrigado pelo comentário, meu caro! Deus te abençoe também! Força! Admiro muito a profissão de policial, seja militar ou civil. E, se você quer ser Advogado, fico feliz que as dicas tenham servido como apoio! Forte abraço!

  31. Sumaia

    Olha, parabéns, vc arrasou nas dicas. Topissimo! Minha humilde dica pra vce é, insira na área de docencia, você tem talento… rss

    1. Obrigado, Sumaia…

      Sabe, a vontade é grande, mas estou em fase de monografia da minha Especialização ainda… somente depois poderei procurar faculdades para lecionar!

      Mas, muito obrigado pelo comentário! 🙂

  32. ciça

    olá obrigadapelas dicas… e ja me organizei…
    de hj até o dia 16-12 ( provavel data do proximo exame… são exatas 12 semanas mas meu tempo que pode ser considerado é de segunda a sexta pois final de semana a familia aperta… então de segunda a sexta coloquei assim
    semana1 civil
    semana2proc civil
    semana3penal
    semana4proc penal
    semana5adm
    semana6 cons
    semana 7 trib
    semana 8 etica
    semana 9 trabalho e proc trabalho
    semana 10 comercial
    semana 11 humano/ consumidor
    semana 12 ambiental consumidor.
    ESTOU CONSIDERANDO QEU OS FINAIS DE SEMANA QUE EU TIVER TEMPO EU FAREI EXERCICIOS E REVISOES EXTRAS PARA FIXAR O QUE EU JA ESTUDEI…
    e cada materia com seu exercicios ao fim do dia…
    pretendo fecha rno minimo 4 hrs de estudo por dia…
    sera ki dá p passar?

      1. ciça

        HUGO QNTO AOS EXERCICIOS ESTOU COM DUVIDAS, DEVO ME ATER SO AOS DA FGV ESPECIFICOS PARA A OAB…OU DEVO FAZER TODOS POSSIVEIS JA ELABORADOS PELA FGV TIPO DE OUTROS CONCURSOS?

      2. ciça

        MTO OBRIGADA PELA FORÇA… SE TIVER ALGUM MATERIAL QUE POSSA ME ENVIAR FICO MTO FELIZ… OBRIGADA…

  33. Tatiane Nunes

    Esse texto foi simplesmente as melhores dicas que recebi até hoje.. Já anotei tudo e pretendo seguir fielmente.

    O mundo precisa de pessoas como você, disposto à ajudar.

    Me encontro super grata!!!

  34. Deus é assim, coloca Anjos quando menos estamos esperando, do anda abro o computador e quais materias principais p OAB, e Deus coloca um ser iluminado, para ajudar os seus irmãos,estou completamente sem palavras, que coisa linda essa sua atitude de humildade, Fica na Paz irmão

  35. Pingback: Trabalho histórico científico sobre o exame de ordem: DA LIVRE CONCORRÊNCIA #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB | Inacio Vacchiano

  36. flavinhacardoso

    Estou no 4º ano, sou escrevente do TJ e quero prestar a OAB já este ano apenas para ter a carteirinha, mas não quero exercer. E não sei nem por onde começar os estudos, visto que trabalho e estudo, mal tenho tempo. Mas suas dicas são ótimas e de uma boa vontade incrível! Que bom ver que tem pessoas assim! Obrigada!

  37. Carolina

    Muito, muito obrigada pelas dicas! Irei fazer o exame pela primeira vez e estava precisando de um direcionamento para começar os estudos. Manterei o foco e seguirei tudo religiosamente. Deus abençoe! Abraços

  38. Ana Ester C.Almeida

    Hugo que sua vida seja iluminada, com este comentário vacê nos ajuda e muito, estou no 2º periodo um pouco distante da prova, mas sei que uma hora ela vai chegar e quero estar mais que preparada, se puder me ajudar nessa caminhada agradeço, um forte abraço e muitas, Felicidades, voce e família.

  39. manoel nunes da costa

    manoel nunes da costa
    gostei muito dos seus conselhos, afinal quando se pensa em prova da OAB, o horizonte e tão imenso, que não se consegue ver nada. Obrigado, por me dar uma direção

  40. marcia rocha

    adorei suas dicas!!! concordo que a prova é dificil , mas se houver dedicação e muita leitura as chances de passar são maiores …prova da OAB tem que estudar mesmo.Gostei muito de ler seu blog vc me incentivou bastante para começar a luta…obrigada!! desejo muito sucesso na sua carreira.

  41. Jacira Branco

    Quero agradecer as dicas e parabenizar pela iniciativa de estar repassando tantas informações.
    Sou formada desde 2007 fiz uma prova que fiquei por 2 pontos no ano em que me formei e devido a muito trabalho acabei deixando de lado o exame este ano quero retomar os estudos na próxima semana e as dicas me abriam a mente para este inicio, ainda não consegui me organizar não sei direito como me organizar com cada matéria, vou utilizar 4 horas por dia para o estudo, alguém tem alguma sugestão/orientação.
    Boa sorte a todos

  42. Fernando Alves

    Olá meu amigo, irmão Hugo.
    Estou muito grato em ter encontrado seu blog, bem como em saber que existe pessoas interessadas em ajudar ao próximo (não tão próximo), rsrsrssr. Brincadeiras a parte, mas muito obrigado por partilhar conosco de seu método de estudo. Seguirei a risca e muito em breve, se Deus quiser (e tenho certeza que ele quer), postarei aqui minha conquista.

    Um grande abraço!!!

  43. Maria

    Querido Bom Dia!

    PARABÊNS PELO O CONTEÚDO… VOCÊ SABE EXATAMENTE O QUE A ORDEM DOS ADVOGADOS QUER E OLHA QUE VOCÊ PÚBLICOU ESTE ARTIGO NO ANO DE 2010 E Estamos no ano de 2013! E incrivel é o sofrimento de todos os anos alunos que terminam o curso de bacharel em direito e precisam pagar cursos, comprar livros ou resumos entre outros independentemente se a universidade é publica ou particular a ansiedade é a mesma. A Ordem dos Advogados do Brasil fiscaliza os seus futuros profissionais porém, existe um grande problema na comercialização deste cursos preparatório para a OAB, sim é exatamente assim que vejo ” Comércio” por que deveria ser obrigatório o aluno passar na OAB de primeira orgulhando as faculdades ou universidades de DIREITO…chega a mim revoltar ter que pagar cursos ou ser um solitário em casa estudando por que muitas vezes não tem mais condição financeira para se quer comprar uma caneta que dira um livro.
    Alô…Até quando vamos viver assim.Fui vitima da educação publica por que sou pobre, tive que trabalhar escravamente para pagar a Universidade que oferece o curso de DIREITO e terminei o curso achando que ia passar de primeira em 2012.3 e foi decepcionante…ah, paguei um curso…”…Final”.
    Gente…kkkk.Conheci gente que passou seis 6 vezes na primeira fase da OAB e reprovou na segunda fase por motivos que chega ser….Meu Deus!!!
    É vou tentar assim que agente diz TENTAR.passar nesta 2013.1 será a minha segunda tentativa…estou estudando em casa por que não posso pagar um curso. Espero minha aprovação…pois estou desempregada e pagando o fies e tendo que pagar R$ 200,00 para mais uma prova da OAB. LOCA DE VONTADE DE FAZER UM CURSO MAIS VOCÊS JÁ SABEM…

    Vou estudar e boa sorte.
    Atenciosamente
    Maria

  44. Gabriela

    Muito Obrigada Hugo,
    Também estou muito grata por suas informações e admirada com sua atitude! Que Deus continue o abençoando nessa caminhada. Muito sucesso para ti!

    Abraços!

  45. JOÃO PAULO MALUF

    Hugo, meu irmão em cristo. obrigado pelas dicas vc me deu uma luz no fim do túnel ! JESUS TE ILUMINE A CADA DIA ! ABRAÇOS , DO IRMÃO JOÃO PAULO MALUF

  46. Erilene

    Estou no sétimo período, e já quero começar a estudar para passar no nono. Procurei dicas de como iniciar e estas estão perfeitas! Muito obrigada amigo, as pessoas decentes e nobres são aquelas que compartilham suas vitórias! Deus te faça prosperar ainda mais!

  47. Gabrielle Barboza

    Olá, adorei o blog, muito bacana. Mas ainda preciso de mais um dica, os matérias da internet que você deixou, não vi nenhum sobre processo civil, você teria algum para me indicar?

    Agradeço desde já, e parabéns pelo trabalho.

  48. Amanda P. Vellardi

    Amei as suas dicas! Me deu o norte que eu estava precisando! Me ajudou muito mesmo! Salvei até nos favoritos!

  49. Inayarah

    Fiquei super feliz com as dicas, irei prestar o exame pela primeira vez, e estou super estimulada com seus comentários. Aproveito para parabenizá-lo pela iniciativa e incentivo, muito obrigada!

  50. Vitória

    Boa noite Dr. Hugo! Amei suas dicas, era tudo o que eu precisava! Eu estava pesquisando sobre o assunto e vi o ‘livro’ “Direito em áudio” da Revista dos Tribunais e estou super curiosa pra saber se é, também, um bom método de auxílio aos estudos, você saberia me informar? Muito obrigada, indiquei sua palestra para a coordenação do meu curso.

    1. Boa noite, Vitória.

      Infelizmente não sei lhe informar se o livro é bom.

      O aprendizado por audição nem todo mundo “tem”, por assim dizer.

      Mas alguns dos professores que coloquei os links possuem áudios e músicas de Direito que podem lhe auxiliar no estudo. Dê uma experimentada e veja se gosta (antes de investir num livro-áudio).

  51. Rose Rocha

    Nossa… fico muito feliz de ver alguém com uma atitude tão nobre, eu agora a pouco estava desesperada, sem saber se faço cursinho, que livro compro… sem norte.. mas depois de ler tudo isso.. agora sei que caminho tomar.
    Muito obrigada
    Deus abençoe sua vida hoje e sempre!!!!!!

    1. Caro hugo, sou jose carlos e estou muito agradecido pelos conselhos e dicas e espero futuramente lhe mandar um agradecimento especial com a minha conquista na ordem ok. que deus lhe abencoe e guarde a vc e tods seus. obg mesmo gostei muito das dicas abco..

  52. Amanda Saraiva

    Queria saber se este livro é bom para estudos do “Exame da OAB Unificado 1ª Fase” (Saraiva), coordenada por Ana Flávia Messa e Ricardo Antonio Andreucci . ??????????????

  53. Rogério Loeser de Carvalho

    Me formei em 2001 e nunca tentei a prova da OAB pois sou incompatível (auditor de tributos). Estou me animando para pegar nos livros. Vou manter seu site dentre os meus favoritos, assim me manterei incentivado. Obrigado.

  54. Micaella Morais

    Caro Hugo, sou estudante do 5º período e me encontro naquela preocupação (que quase nenhum estudante do 5º período possui) em iniciar minhas intensificadas de estudos referentes à OAB (alguns dizem que é cedo, outros dizem que é melhor quando eu começar a ter um conhecimento mais aprofundado das matérias, já eu, bem, eu digo que o máximo de tempo em que eu puder me favorecer em termos de estudos e procurar me dedicar com bastante cautela e dedicação irá me proporcionar um resultado satisfatório, de uma forma mais tranquila ),sem estar me desesperando quando o grande dia tão esperado por nós, estudantes de direito chegar. Navegando pela internet, procurando algumas dicas para iniciar os meus estudos me deparei com as suas valiosíssimas dicas. É tanto que, irei segui-las na intenção de obter um resultado positivo. Apesar da demora, espero mandar-lhe os meus agradecimentos pela minha conquista. Porque, dicas e conselhos são algo que não se compra, e quando existe alguém interessado em compartilhar de sua experiência e seus conhecimentos deverão ser aproveitados ao máximo por aqueles que estão aptos a procurar o crescimento e a vitória desejada! Grande Abraço.

    1. Micaella, quanto antes você estudar, melhor. O estudo constante, das matérias que você já tem, com certeza, já são estudos para o Exame de Ordem e, também, para qualquer eventual prova que você precise fazer.

      Vá em frente!

      Deus te abençoe na caminhada! 🙂

      Um abraço!

  55. Emanuele

    Olá Professor Hugo! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa!! Certamente o universo jurídico necessita de pessoas assim como você! Tenho uma dúvida quanto ao seu método de estudo. Estou no 8º período e embora não tenha visto algumas matérias, pretendo tentar a prova no semestre que vem. Portanto, tenho algumas dúvidas quanto ao seu método de estudo. Quantas horas por dia você estudou?Px., você ia nas aulas, estudava os resumos e depois fazia os exercícios referentes à matéria do dia? Desde já agradeço!:) abraços

    1. Oi, Emanuele!

      Bem, na época que estudei para o Exame, eu estudava o tempo que tinha. Cada pessoa deve organizar o cronograma de acordo com o tempo que possui no seu dia a dia.

      No meu caso, eu estudava pela manhã no cursinho, à tarde fazia estágio e à noite mal ia para a faculdade. Na verdade, quando eu ia, ficava estudando em outras salas, pois os professores apoiavam. Quando chegava da faculdade, estudava mais ainda. Era foco total.

      Quando terminei o cursinho, eu tinha ainda um mês para a prova. Então eu estudava a manhã inteira, à tarde ia para o estágio (estudava um pouco lá também), à noite ia para a faculdade (ficava estudando) e, quando chegava em casa, estudava também.

      Enfim, todo o tempo que eu tinha disponível, eu estudava, inclusive nos finais de semana, principalmente, quando eu estudava de manhã até bem tarde da noite. 🙂

      Quanto ao método de estudo, é este mesmo que expliquei: chegava da aula, estudava o material que era dado, lia lei, fazia exercícios, etc.

      Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.

      Um abraço e bons estudos!

  56. Vanessa

    Olá, prof. Hugo.

    Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa.

    Gostaria de saber sua opinião a respeito da Coleção OAB, da Ed. Impetus, uma vez que não disponho de recursos financeiros para pagar um cursinho preparatório também para a 1ª Fase da Ordem.

    Obrigada.

  57. Nayara K Tavares

    Hugo te enviei um e-mail pedindo algo. Fico no aguardo 🙂

    Esta de parabénssss pela iniciativa querido !

    Nayara K Tavares

  58. Maria Betânia

    Bom dia Hugo!
    Gostei muito das dicas e já estou pronta para estudar. E tudo que você postou é de grande valor. Muito Obrigada por contribuir como nossos estudos e muito sucesso sempre

  59. RENATA

    olá hugo, adorei suas dicas!
    queria que vc tirasse uma dúvida, irei começar agora estudar para 1 fase da oab,devo começar estudando a lei seca ou resumos? abraços!

  60. Pablo

    Estudo todos os dias , mas em relação ao exame ; quanto tempo antes da prova você acha que é necessário , para começar a estudar …

  61. Katia Pereira almeida

    Katia, obrigado por suas sabias palavras, eu estou sem tempo, direção ou estímulos para fazer OAB,mas agora conclui que vou tentar pois o estimulo e a direção veio de suas sabias palavras e o tempo vou correr atrás,Que Deus lhe abençoe.

  62. Juliana

    Olá adorei as dicas, muito embora não encontrei material atualizado em todos os sites..
    Mas rumo aos estudos, se houver mais professores contribuindo com esquemas de estudo nos informa?Super obrigada 🙂

  63. Roberta

    Hugo suas dicas são ótimas, obrigada!!e ja quero aproveitar e tirar uma duvida, vc consegue me dizer se consigo estudar com o meu material da LFG de 2012 ainda ou teve atualizações?porque meu caderno ta perfeito e sempre anotei tudo..ai pensei que podia seu util..

    Obrigada

    1. Roberta, boa noite.

      Infelizmente, acredito que diversas normas devam ter mudado neste tempo todo, como normas trabalhistas e criminais, por exemplo.
      Se você conseguir atualizar tudo o que desatualizou nesses últimos dois anos, não vejo problemas de você utilizar o mesmo material. 🙂

  64. helveciobahia

    Que belo texto, muito motivador, estou no meu ultimo período, e me esforçando, pois alguns colegas até ja passaram na prova, e espero poder passar no próximo também, e este post, me ajudou muito no quesito de organização, estava a procura de algo assim, que me esclarecesse essas duvidas assim a tempos, Obrigado!

  65. carlos

    ola professor ..boas dicas ..por acaso tem outras sinopse de volume único que o sr. poderia sugerir? e qual era o seu tempo de estudo ? fico muito grato pelas resposta

    1. Carlos, boa tarde.

      Eu estudava o tempo que podia.

      Sinopses de volume único, honestamente, não sei qual te indicar, mas sei que tem várias no mercado. O problema é que elas costumam ter um conteúdo mais fraco do que as de volume específico.

  66. Adroaldo

    Dr. Hugo, boa noite. O senhor costumava fazer algum tipo de grifo na lei seca? Revisava também a legislação? No aguardo de uma resposta, agradeço. Que Deus o abençõe, essas dicas vão me ajudar bastante.

  67. Maria

    Olá Dr.,

    Existe um cronograma de 90 dias de estudo, elaborado por vocês?
    Excelentes dicas e tabelas, parabéns pelo trabalho!

    Abraço!

    1. Tamyris

      Olá Léo !
      Comecei essa semana e estou gostando, os professores em maioria são ótimos, como por exemplo a professora Flávia Bahia de Constitucional.

      Bons estudos.

      Tamyris.

  68. Tamyris

    Dr. Hugo,

    Foi uma grande felicidade ler seu post, consegui sanar muitas dúvidas e principalmente organizar melhor meus estudos.

    Muito obrigada!

    Tamyris.

Olá, não estou mais respondendo comentários por aqui. Acesse: www.hugo.adv.br www.edgardmedeiros.com.br www.instagram.com/edgardmedeirosadvogados/ www.facebook.com/EdgardeMedeirosAdvogados/ www.youtube.com/channel/UC6U25Xj3nYYz-MuWV7TMq4w